Representantes da Geosimples e da Prefeitura de Orleans, se reuniram para avaliar o sistema de cadastro imobiliário implementado no município.

Geosimples e Prefeitura de Orleans, em Santa Catarina, se reuniram para avaliar os resultados e planejar novas ações em busca de mais eficiência da gestão.

Nesta semana, a Geosimples, empresa especializada no desenvolvimento de sistemas de cadastro imobiliário e Planejamento Urbano, foi chamada para uma reunião com representantes da Prefeitura de Orleans para discutir e avaliar os resultados obtidos com a implantação do sistema de geoprocessamento do cadastro imobiliário início deste ano. Durante o encontro, foi ressaltada a importância da espacialização das unidades imobiliárias e do uso da Planta Genérica de Valores (PGV) para promover uma distribuição justa do ônus fiscal, considerando a localização dos lotes.

Tatiane de Godoy Cerilo, representante do Setor de Tributação da prefeitura, enfatizou que, apesar dos desafios enfrentados durante a transição do sistema tributário desktop para a nova versão em nuvem e na implantação do geoprocessamento, os resultados alcançados foram positivos. A abordagem inovadora da Geosimples, que centraliza todas as operações do cadastro imobiliário no ambiente de geoprocessamento, tem se mostrado eficiente ao calcular os valores venais dos imóveis e transmiti-los ao sistema tributário para o lançamento dos tributos.

“A implementação do sistema de geoprocessamento do cadastro imobiliário da Geosimples tem trazido benefícios significativos para o município de Orleans”, afirmou Tatiana. “A espacialização das unidades imobiliárias em conjunto com a utilização da PGV tem proporcionado uma distribuição mais equitativa do ônus fiscal, levando em consideração a localização dos lotes e aprimorando a eficiência do sistema tributário.”

A reunião também serviu como uma oportunidade para discutir os desafios enfrentados durante a transição do sistema tributário anterior para a versão em nuvem, além de compartilhar experiências e sugestões para aprimorar ainda mais o sistema de cadastro imobiliário da Geosimples. Ambas as partes expressaram seu compromisso contínuo em colaborar para melhorar os processos e garantir que os benefícios do sistema sejam maximizados.

Um dos principais desafios enfrentados foi a importação e espacialização de todos os dados do cadastro imobiliário da cidade, incluindo informações sobre perímetros, bairros, vias, quadras, lotes, edificações, loteamentos, condomínios e proprietários. Além disso, foi necessário replicar a Planta Genérica de Valores (PGV) utilizada no sistema tributário e avaliar o valor aproximado de cerca de 25 mil unidades imobiliárias, que englobam terrenos e edificações, a fim de calcular os tributos.

Diante dos resultados positivos alcançados, a Geosimples já está empenhada na implementação do módulo de Planejamento Urbano, uma próxima etapa que permitirá a emissão automatizada de diversos documentos de extrema importância para a gestão municipal. Esses documentos incluirão certidões de viabilidade de construção, certidões ambientais, certidões de numeração, certidões de confrontação e outros, integrando informações sobre o zoneamento de uso e ocupação do solo com o cadastro imobiliário. Essa integração proporcionará agilidade e eficiência ao processo, facilitando as atividades de planejamento urbano.

“Uma cidade é um organismo vivo, e o geoprocessamento precisa acompanhar seus movimentos. Esse é o conceito da Geosimples”, afirmou Ronaldo Gabriel Teixeira, Assessor Técnico da Geosimples.
O prefeito Jorge Koch ressaltou a importância do estudo ambiental do município para demarcar áreas de preservação permanente, identificar a hidrografia local e mapear as áreas de risco da defesa civil. Esse projeto encontra-se em fase de conclusão e aguarda aprovação pela câmara para ser incluído no sistema de georeferenciamento da Geosimples.
Koch destacou a relevância de utilizar o georeferenciamento no cadastro imobiliário para promover um desenvolvimento sustentável e responsável. Por meio do mapeamento georreferenciado, será possível integrar informações ambientais cruciais ao cadastro imobiliário, permitindo uma gestão eficiente e precisa do território.
O vice-prefeito Mario Coan enfatizou a importância da tecnologia no planejamento urbano, afirmando que o georeferenciamento é fundamental para alcançar um desenvolvimento sustentável. A integração das informações ambientais ao sistema de cadastro imobiliário trará benefícios significativos para a administração municipal, fornecendo subsídios para a tomada de decisões embasadas em dados.

A parceria entre a GEOSIMPLES e a Betha Sistemas representa um avanço importante na modernização das prefeituras, proporcionando benefícios tangíveis tanto para a administração municipal quanto para os cidadãos. Ambas as empresas estão comprometidas em continuar colaborando e oferecendo soluções tecnológicas inovadoras para impulsionar o desenvolvimento urbano e a eficiência dos processos municipais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *